Alunos das turmas C30 e C20 participaram no penúltimo encontro da quarta edição do Fronteiras Educação – Diálogos com a Geração Z, ocorrido na manhã desta terça-feira, 5, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi debatido o tema A biblioteca que transformou o mundo abordando a evolução da escrita, da cultura digital e das grandes narrativas que marcaram a humanidade.
Joana Bosak, pesquisadora com mestrado em História, doutorado em Literatura Comparada e professora do Instituto de Artes da Ufrgs, e o também docente Pedro Gonzaga, mestre em Letras pela Ufrgs, foram os palestrantes, e abordaram a evolução da escrita. A mediação ficou a cargo do escritor Fabrício Carpinejar.
“Todos somos leitores, lendo livros ou placas de trânsito”, disse Joana, destacando a possibilidade de transformação que os livros exercem sobre as pessoas. Acrescentou que essa comunicação não começou como literatura, mas sim como arte, citando a rupestre, cujos desenhos e pinturas feitos no interior das cavernas registravam hábitos de grupos humanos, seus medos e desejos quando se dirigiam para as caçadas. Segundo Pedro Gonzaga, “a literatura é um lugar no qual a gente encontra o apoio que muitas vezes não encontramos no mundo real, podendo ser vista como um consolo”.
Estivemos e conferimos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário