Apresentar as obras do escritor e jornalista Rafael Guimaraens de forma interdisciplinar e contextualizada historicamente, foi uma vivência por todos aprovada. Na noite de quinta-feira, aos embalos de músicas dos anos 60, alunos e professores foram acolhidos na sala de vídeo para conhecerem as obras do escritor e também a historia politica do país pré e pós golpe militar assim como aspectos da ditadura vivida na década de 60 e 70 .Aspectos políticos do per iodo da legalidade foram abordados pelo professor André Senger . A experiência desencadeou promessas de novas aulas dentro do mesmo tema com outras disciplinas.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Interdisciplinaridade com Rafael Guimaraens
Apresentar as obras do escritor e jornalista Rafael Guimaraens de forma interdisciplinar e contextualizada historicamente, foi uma vivência por todos aprovada. Na noite de quinta-feira, aos embalos de músicas dos anos 60, alunos e professores foram acolhidos na sala de vídeo para conhecerem as obras do escritor e também a historia politica do país pré e pós golpe militar assim como aspectos da ditadura vivida na década de 60 e 70 .Aspectos políticos do per iodo da legalidade foram abordados pelo professor André Senger . A experiência desencadeou promessas de novas aulas dentro do mesmo tema com outras disciplinas.
História e Tradição...
ACERVO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Excelente iniciativa do Governo Federal em enviar acervos de apoio Pedagógico dentro do Programa Nacional da biblioteca da Escola,visando a qualificação e a formação dos professores de Educação infantil, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.
Livro Fala Bicho! inspira exposição de animais!
segunda-feira, 14 de julho de 2014
NOSSO 1º CONTATO
Márcia, Luisa, Milleny e Eduarda,
Também estou ansiosa pelo nosso encontro e fiquei muito honrada com o convite de vocês.
Vou passear (e me esbaldar!) pela página da Biblioteca.
Se permitirem, farei um post falando do Programa e lincando a página da Biblioteca.
beijos pra todas,
Silvana
Silvana Tavano
Olá Silvana
Somos alunas da EMEF Pres João B.M.Goulart, da
cidade de Porto Alegre e estamos trabalhando juntos com as professoras da
biblioteca escolar( Marcia e Rejane) na apresentação de seus livros aos
professores e alunos
Este ano nossa escola será prestigiada com a sua
visita dentro do Programa Adote um Escritor no dia 12 de novembro. Estamos
muito felizes a sua espera e ansiosas para te conhecer.
Nossa escola é de ensino fundamental com turmas
da educação infantil até o 9º
ano, e como tens títulos bem legais estamos planejando muitas atividades para
divulgarmos seus livros e assim todos ficarem bem motivados para conhecer suas
histórias. Visitamos sua página e rede social e adoramos tudo que escreve.
Temos também uma página onde postamos informações sobre nossos autores e
noticias em geral.bibliotecadyoneliomachado.blogspot.com.
Posteriormente faremos novos contatos para confirmarmos sua
presença, hora e combinarmos o local onde vamos encontra-la.
Um grande abraço das alunas
Luisa,Milleny,Eduarda e nossa profª Marcia
segunda-feira, 7 de julho de 2014
LIVRO TRAGÉDIA DA RUA DA PRAIA

quarta-feira, 2 de julho de 2014
ADOTE 2014- EJA
RAFAEL GUIMARAENS
Nascido em Porto Alegre, no dia 25 de maio de 1956, Carlos Rafael Guimaraens Filho é jornalista profissional desde 1976. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC-RS, presidiu o Centro Acadêmico Alberto Pasqualini entre 1977 e 78. Atuou como repórter, editor e secretario de redação do Coojornal, da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Colaborou como free lancer para publicações como Veja, Istoé, O Estado de São Paulo, Correio Braziliense e várias outras. Foi editor de Política do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil. Exerceu diversas funções nas assessorias de imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, como assessor do prefeito Olívio Dutra e responsável pelo programa de TV Cidade Viva; Governo do Estado do RS, como assessor do governador Olívio Dutra, e Assembléia Legislativa do RS, como assessor do deputado Flavio Koutzii e redator da Agência de Notícias. Atualmente, trabalha em edição de livros na Editora Libretos. Coordenou a elaboração do projeto editorial da revista Aplauso, da Editora Plural. É autor dos livros: •“O Livrão e o Jornalzinho” (infanto-juvenil, 1997), •“Pôrto Alegre Agôsto 61” (2001), •“Trem de Volta - Teatro de Equipe” (com Mario de Almeida, 2003), •“Tragédia da Rua da Praia” (2005), que recebeu o prêmio “O Sul, Nacional e os Livros”, como melhor livro de ficção do ano; •“Teatro de Arena – Palco de Resistência” (2007), que recebeu o Prêmio Açorianos categoria Especial e foi considerado Livro o Ano, •“Abaixo a repressão! – Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas” (com Ivanir José Bortot, 2008) e •“A Enchente de 41”(2009). Editou os livros: •“Legalidade, 25 Anos” (1986) •“Dispersos”, de Eduardo Guimaraens (2002), que recebeu o Prêmio Açorianos de Poesia, e •“Morcego em Paris”, de Carlos Rafael Guimaraens (2007), vencedor do Prêmio Açorianos de Crônica. Além de jornalista e escritor, atua no mercado audiovisual. É roteirista dos episódios: •“O Encontro”(2004), •“O Mujica” (2006) e •“Quando casar Sara” (2007), para a série Histórias Curtas da RBS-TV. Para a mesma emissora fez roteiro dos episódios: •“A Vítima da Serpente”, •“Tragédia da Rua da Praia”, •“Cartas da Ilha” e •“O Holandês Misterioso”, da série “Histórias Extraordinárias” (2006); •“Viagem pelo Rio Grande, de Alexandre Baguet”, da série Os Viajantes (2007). |
ADOTE 2014
Já saiu a lista e o sorteio dos escritores participantes do Projeto Adote um escritor 2014.
Este ano receberemos a escritora paulista SILVANA TAVANO para o E.Fundamental no dia 12 de novembro e o escritor e jornalista RAFAEL GUIMARAENS, na EJA.
Estaremos divulgando informações, e bibliografia neste espaço para que possam conhece-los melhor.
SILVANA TAVANO
![]() |
É jornalista e escreve livros infantis.Natural de em
São Paulo, formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo. Desde 1980, vem trabalhando em jornais e revistas, tais como Folha
de São Paulo e Vogue e, desde 2000, é editora na
revista Marie Claire. Desde 2004, vem lançando vários títulos
voltados ao público infanto-juvenil, como Creuza em crise – 4 histórias
de uma bruxa atrapalhada, Encrencas da Creuza – 4 e ½
novas crises de uma bruxa em apuros, O mistério do
tempo, Faz de conta que é verdade, As namoradas do meu
pai e Longe. Publicado em 2008, Como começa?conquistou
a menção Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e
Juvenil, e será publicado em breve na Coreia. Diariamente publica crônicas,
contos e poesias no blog http://diariosdabicicleta.blogspot.com.
|
quarta-feira, 11 de junho de 2014
POESIAS PARA HOMENAGEAR AS MÃES
Carlos Drumond de Andrade,Mário Quintana,Olavo Bilac,foram os inspiradores para as atividades do dia das mães. Os alunos da turma B23 puderam ler e conhecer algumas poesias dos escritores sobre o tema.E assim após a leitura,e muitos comentários, criaram um poema coletivo para homenagear esta figura tão importante para nós.
quinta-feira, 24 de abril de 2014
DIA MUNDIAL DO LIVRO
Dom Quixote era um homem muito sonhador.Vivia imaginando grandes aventuras em que sempre fazia o papel de herói.Morava numa pequena aldeia na Província da Mancha,na Espanha onde havia nascido.Como tinha pouco o que fazer,sobrava-lhe muito tempo para sonhar e ler muitos livros.Gostava dos livros de aventuras, principalmente os que contavam as incríveis histórias dos cavaleiros andantes.Porém de tanto ler e fantasiar ,seu cérebro começou aos poucos a confundir-se.O passado e o presente se misturavam. Assim misturando realidade e fantasia as turmas de A30 e A10 conheceram a história de Dom Quixote de la Mancha suas aventuras, e seus amigos, imaginar como era Dulcinèia de Toboso o grande amor do valente cavaleiro e Sancho Pança seu fiel escudeiro foi uma grande surpresa para todos. Apresentar o escritor espanhol MIGUEL DE CERVANTES, aos alunos foi a forma como comemoramos o Dia Mundial do Livro. Logo após uma brincadeira em clima de Caça ao Livro alegrou a todos. Vejam as fotos.
MÊS DE ABRIL COM MUITA EDUCAÇÃO E CULTURA
Ao findar o mês de abril ,nos damos conta de que este mês é muito especial em se tratando de datas comemorativas e oportunidades para aprendermos um pouco mais.Recebemos a exposição sobre o artesanato MBYÁ-GUARANI, onde através da uma relação estreita entre o mundo espiritual e os seres da natureza , o artesanato ultrapassa as caracteristicas utilitárias das peças, nelas, articulam-se a cosmologia, as práticas sociais e a historia e mitos que fazem da arte deste povo uma importante expressão da cultura.Cestarias feitas com taquaras, esculturas em formato de animais silvestres e adornos como colares e pulseiras, empregando materiais nativos das matas.
terça-feira, 22 de abril de 2014
NOVO ESPAÇO
Um espaço acolhedor e adequado , também é fator importante para garantir o prazer e o hábito da leitura.
Pensando nesta proposta, nossa biblioteca tem investido na construção do seu ambiente infantil, com a compra de um mobiliário mais adequado, para acomodação do seu acervo.
Aquisição de novos títulos sugeridos , e lançamentos também tem sido uma preocupação dos coordenadores da biblioteca, afim de valorizar e incentivar seu público leitor.



quarta-feira, 2 de abril de 2014
Lançamento do Adote um Escritor 2014
A
13ª edição do programa de leitura Adote um Escritor foi lançada na tarde desta
quarta-feira, 2, no auditório do 6º andar da Secretaria Municipal de Educação
(Smed), rua dos Andradas, 680, Centro Histórico. Os coordenadores das 96
escolas da rede municipal de ensino (RME) participaram do evento. A escritora
de literatura infanto-juvenil Rosana Rios, de São Paulo, destacou a relevância
do programa. “Não vejo no Brasil ações de leitura tão eficazes como as
desenvolvidas no Rio Grande do Sul. O Adote um Escritor é sensacional, mobiliza
as crianças e as incentiva a ler”, destacou. A secretária de Educação adjunta
Maria da Graça Gomes Paiva, compareceu ao lançamento. A solenidade lotou o
auditório da Smed.
A
interpretação do poema “Guarda-chuvas”, de Rosana Rios, por meio de uma peça
animada, abriu o evento. Logo após, o diretor pedagógico da Smed, Sílvio
Capaverde, destacou a importância do Adote um Escritor para as escolas. “O
programa é um patrimônio da Smed, por ser uma das ações mais importantes da
nossa política de leitura”, pontuou.
Adote um Escritor - O programa é fruto de uma parceria entre Smed e Câmara
Rio-Grandense do Livro, buscando potencializar a formação de novos leitores e
escritores. Durante o ano, as escolas municipais adquirem obras literárias de
autores (escritores e ilustradores) do Rio Grande do Sul e do Brasil,
escolhidos coletivamente. O autor escolhido pela escola é convidado a visitar a
instituição que o adotou e interagir com a comunidade escolar. Em 2013,
sessenta e um autores participaram da ação.
Guarda-chuvas
Rosana Rios

Tenho quatro guarda-chuvas
todos os quatro com defeito:
um emperra quando abre,
outro não fecha direito.
Um deles vira ao contrário
se eu abro sem ter cuidado.
Outro, então, solta as varetas
e fica todo amassado.
O quarto é bem pequenino,
pra carregar por aí;
porém, toda vez que chove,
eu descubro que esqueci...
Por isso, não falha nunca:
se começa a trovejar,
nenhum dos quatro me vale –
Eu sei que vou me molhar.
Quem me dera um guarda-chuva
pequeno como uma luva
que abrisse sem emperrar
ao ver a chuva chegar!
Tenho quatro guarda-chuvas
que não me servem de nada;
quando chove de repente,
acabo toda encharcada.
E que fria cai a água
sobre a pele ressecada!
Aí....
todos os quatro com defeito:
um emperra quando abre,
outro não fecha direito.
Um deles vira ao contrário
se eu abro sem ter cuidado.
Outro, então, solta as varetas
e fica todo amassado.
O quarto é bem pequenino,
pra carregar por aí;
porém, toda vez que chove,
eu descubro que esqueci...
Por isso, não falha nunca:
se começa a trovejar,
nenhum dos quatro me vale –
Eu sei que vou me molhar.
Quem me dera um guarda-chuva
pequeno como uma luva
que abrisse sem emperrar
ao ver a chuva chegar!
Tenho quatro guarda-chuvas
que não me servem de nada;
quando chove de repente,
acabo toda encharcada.
E que fria cai a água
sobre a pele ressecada!
Aí....
segunda-feira, 31 de março de 2014
Dia Internacional do Livro Infantil
Dia 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor Hans Christian Andersen que nasceu nesse dia. Andersen ficou conhecido pela sua literatura infantil que foi contada e recontada até os dias de hoje. Podemos citar entre elas o Patinho feio, Soldadinho de chumbo e A roupa nova do imperador, quem não conhece estas histórias? Pois, se você ainda não leu, procure na Biblioteca da sua escola.



terça-feira, 18 de março de 2014
26 ANOS DO JGOULART
GALERINHA DO JG!
No dia 26 de março nossa escola esta comemorando 26 anos de existência.No decorrer da sua história, a Escola Municipal Presidente João Goulart tem conquistado o reconhecimento da comunidade em que está inserida. Durante esta caminhada, sempre buscou qualificar os espaços e o trabalho para que nossa comunidade se sinta parte dele, e se aproprie da escola efetivamente. Através de diferentes atividades integradoras, as direções e equipes diretivas que por aqui passaram sempre estiveram voltadas para esta busca e qualificação, realizando atividades integradoras, eventos já tradicionais em nosso calendário e abriu seus espaços para diversos programas.
Hoje, março de 2014, a Escola cresceu consideravelmente em número de alunos e profissionais, e está organizada com equipes de professores que buscam atender as novas demandas da Comunidade Escolar, levando em consideração sobretudo sua trajetória de acertos e conquistas.
.
No dia 26 de março nossa escola esta comemorando 26 anos de existência.No decorrer da sua história, a Escola Municipal Presidente João Goulart tem conquistado o reconhecimento da comunidade em que está inserida. Durante esta caminhada, sempre buscou qualificar os espaços e o trabalho para que nossa comunidade se sinta parte dele, e se aproprie da escola efetivamente. Através de diferentes atividades integradoras, as direções e equipes diretivas que por aqui passaram sempre estiveram voltadas para esta busca e qualificação, realizando atividades integradoras, eventos já tradicionais em nosso calendário e abriu seus espaços para diversos programas.
Hoje, março de 2014, a Escola cresceu consideravelmente em número de alunos e profissionais, e está organizada com equipes de professores que buscam atender as novas demandas da Comunidade Escolar, levando em consideração sobretudo sua trajetória de acertos e conquistas.
PARABÉNS JOÃO GOULART!!!
Vejam algumas fotos da construção da nossa Escola
.
segunda-feira, 3 de março de 2014
PRIMEIROS INFORMES DA BIBLIOTECA DYONÉLIO MACHADO
A equipe de professores da biblioteca está se preparando para o ano letivo/2014 e quer compartilhar com vocês muitas surpresas e novidades para este ano.Entre elas a aquisição dos títulos solicitados por nossos alunos como Jogos Vorazes, Como ensinar seus pais a gostarem de livros, O menino do pijama listrado,Cidade das Cinzas e muitos outros. Aguardem exposição do acervo novo, logo logo. Atividades literárias para o aniversário da escola e muitas outras no segundo semestre de 2014.
Aguarde e participe !
BOAS-VINDAS AO ANO LETIVO 2014
BEM-VINDOS AO ANO LETIVO DE 2014
Queremos desejar a galera do João Goulart um ÓTIMO RETORNO À TODOS!
Para o início do ano letivo de 2014 vamos compartilhar a Animação da TV Cultura, pensando
nos alunos novos da escola e assim desejar um feliz ano escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)